I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ministro da Igualdade Racial manda fax para governador pedindo providências e Civil muda a ilustração racista em curso

Camilo Coelho - Extra


RIO - "As fotos serão retiradas e vão ficar apenas as identificações nominais". Segundo o subchefe de Polícia Civil, delegado Ricardo Martins, a decisão foi tomada após a divulgação do quadro usado no curso da Delegacia Legal, onde um negro aparecia como traficante e um branco, como usuário. Em Brasília, o ministro interino da Secretaria da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, não gostou nada do que viu.
- Quando a gente vê um estado federado tratar desta forma a questão, temos a certeza de que precisamos criar uma nova cultura. Estamos às vésperas de votar o estatuto da igualdade racial e ainda existe discriminação pela cor de pele - disse ele.
O ministro aproveitou para enviar um fax ao governador Sérgio Cabral pedindo que o autor da página seja responsabilizado. Ele também pediu que o quadro seja retirado da internet, o que já estava sendo feito. Segundo Ricardo Martins, a imagem já estava no ar há quatro anos, mas ninguém tinha percebido.
- O programa é ótimo, o curso é muito bom, mas aquele detalhe estava passando despercebido - explicou o subchefe.

MP está analisando
O caso também será analisado por uma das promotorias de cidadania. Segundo o Ministério Público estadual, foi feita uma denúncia que, agora, será distribuída para uma das oito promotorias. Caberá ao promotor decidir pela instauração de um inquérito civil público.
- O caso merece um esclarecimento, mas não com mérito punitivo. Seria mais uma orientação para a polícia criar um novo conteúdo de formação, com atualização - disse um dos promotores.
Para Ivanir dos Santos, diretor do Cento de Articulação de Populações Marginalizadas, o quadro é apenas uma comprovação da discriminação sofrida pelo negro:
- É lamentável que ainda hoje a polícia possa oferecer algo assim. É um retrocesso. Você ensina que o policial precisa combater o negro, porque o branco é só usuários - reclamou Ivanir.


Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/ministro-da-igualdade-racial-manda-fax-para-governador-pedindo-providencias-civil-muda-ilustracao-racista-em-curso-580032.html#ixzz1lk7rKLNr

Nenhum comentário:

Postar um comentário